quinta-feira, 28 de julho de 2011

TIPOS DE SARNAS CANINA

Os tipos de sarnas que geralmente atacam os cães e gatos são as sarcóptica, demodécica e otodécica.

1. Sarna sarcóptica: provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que deposita ovos em galerias na pele dos cães e gatos. Esse tipo de sarna é contagiosa e transmissível ao homem (Zoonoses). O contágio ocorre através do contato com animais ou humanos portadores da sarna e pelo contato com materiais que estejam contaminados pelo ácaro.
Sintomas: prurido intenso (coceira), alopecia (perda de pêlo), autotraumatismo, rugas com espessamento de pele, presença de lesões e crostas na pele. As lesões costumam aparecer na orelha, focinho, cabeça, patas, abdômem e pescoço, mas se a doença não for tratada, podem se espalhar por todas as regiões do corpo, podendo levar a sérias complicações no organismo.

2. Sarna demodécica: Também conhecida como "sarna negra", sendo provocada pelo ácaro Demodex Canix, que deposita ovos nas glândulas sebáceas e folículos pilosos. Não é contagiosa para o homem, mas pode contaminar facilmente outros cães e gatos. O Demodex são geralmente transmitidos pela cadela que está amamentando seus filhotes (2 a 10 semanas), em adulto a sarna geralmente aparece quando o sintema imunológico está debilitado. Se não for devidamente tratada, a doença pode levar à morte, pois trata-se de uma doença multifatorial crônica.
Existe dois tipos de demodicose, a  localizada e a generalizada:.
  • A demodicose localizada, como o proprio nome sugere, as lesões ocupam áreas reduzidas e descontinuadas. Normalmente na cabeça, pescoço ou membros anteriores. Mas nada impede que surjam manchas em outras regiões do corpo. O primeiro sinal é a alopecia (perda de pêlos), que é seguida pelo surgimento de eritema em graus variados (coloração avermelhada da pele ocasionada por vasodilatação capilar, sendo um sinal típico da inflamação). Não são freqüentes o pruridos (coceira) ou a piodermite secundária (condição infecciosa, produtora de pus, causada por outros organismos oportunistas).
  • A demodicose generalizada, por sua vez é a forma grave da doença e ocorre como conseqüência de uma predisposição hereditária à imunossupressão. A doença se apresenta como uma dermatite crônica. Há alopecia em áreas maiores, com descamação, formação de crostas, hiperpigmentação (manchas) e piodermites severas. Poderá ocorrer inflamação dos gânglios, febre e perda de peso.
3. Sarna otodecica: é a sarna mais comum, provocada pelo ácaro Otodectes cynotis, e  atinge as orelhas de cães e gatos, levando-os a sentir muita coceira e otite. Estima-se que 50% das otites externas em cães e 85% em gatos sejam causada por este ácaro. É altamente contagiosa aos animais, sendo transmitida através do contato direto com um animal infectado. Esse tipo de sarna não é transmissível ao homem. O parasita´pode sobreviver diversos meses sem um hospedeiro. 
Sintomas:  prurido intenso nas orelhas e grande quantidade de cera de ouvido de coloraçao escura.

Para o tratamento, recomenda-se uma avaliação médico veterinária, pois somente um profissional poderá diagnosticar qual o tipo de sarna. Os cuidados são específicos para cada caso e tipo da doença, por isso, não tente nenhum tratamento indicado por leigos; incluem desde o controle das lesões e melhora do sistema imunológico até a devida higienização do ambiente em que o animal vive. Uma boa nutrição também é fundamental no tratamento e prevenção da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário