sexta-feira, 27 de maio de 2011

CIO EM CADELA:

               Geralmente, as fêmeas alcançam a maturidade sexual em torno dos 6 meses de idade, mas há grandes variações entre raças e indivíduos. Normalmente as fêmeas de raças grandes demoram mais para ter o primeiro cio. Também é normal que em canis coletivos o cio demore mais a chegar.
              Assim como o início do cio varia de fêmea para fêmea, o intervalo entre um cio e outro também é bastante variável, sendo mais comum o intervalo de 6 meses. Nas cadelas mais velhas é comum que o intervalo entre um cio e outro aumente, mas nunca atingem a 'menopausa'.
               A duração de todo o cio também é variável, mas de forma geral dura de 15 a 20 dias. Lembre-se de não cruzar sua cadela antes do terceiro cio. A gestação dura entre 58 e 63 dias. Caso passe deste período, procure imediatamente o veterinário.
           Normalmente no primeiro cio as fêmeas aprendem a manter-se limpas, lambendo-se com freqüência e aos lugares onde porventura tenha pingado sangue. As calcinhas higiênicas são uma opção, mas deve-se lembrar que as cadelas precisam de um tempo para se acostumar ao uso delas.
         Não existem nenhuma restrição quanto aos banhos neste período. A única atenção especial é quanto aos passeios da fêmea durante o período fértil: não descuide nem por um minuto. 
         Não é recomendável que se cruze a cadela em todo cio. Isso porque o processo de gestação, parto e amamentação é muito desgastante. O ideal é que se acasale a fêmea num cio e deixe-a descansar no próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário