quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PROTEÇÃO DURANTE O CIO.

Manchas no sofá, em tapetes e colchas por causa do cio da cadela podem ser evitadas se ela usar calcinha higiênica. Há diferentes modelos, alguns formando conjunto com roupas, de todos os tamanhos.

O dia de pôr a calcinha: um dos sinais da chegada do cio é a busca da cadela por maior contato físico. Em geral, a secreção sanguinolenta vem com o início do cio, permanece por nove a doze dias e a cadela só aceita acasalar quando acaba o sangramento (há variações nos prazos e na quantidade da secreção). O uso da calcinha deve ser restrito aos períodos de contato da cadela com as pessoas ou móveis que se queira proteger - deixá-la vestida 24 horas por dia seria um incômodo desnecessário. Logo após as refeições, a cadela deve ficar sem calcinha até fazer as necessidades, o que demora até uma hora.

Calcinha resistente: a colocação é simples. Basta seguir as instruções que acompanham o produto. Porém, cadelas agitadas ou cães que convivem com elas podem a qualquer momento arrancar ou rasgar a calcinha. Para evitar problemas, o acessório deve ser resistente, como é o caso dos modelos de pano ou plástico grosso e os de couro.

Absorventes: o ideal é associar o uso da calcinha higiênica ao dos absorventes especiais para cães. Eles vêm com um adesivo para fixação no lugar certo da calcinha. Troca-se o absorvente três vezes por dia e a calcinha uma vez ou, se sujar, duas vezes. Deve-se evitar o excesso de umidade na calcinha por favorecer a multiplicação de fungos e bactérias causadores da vaginite, inflamação genital que provoca coceira e vermelhidão. Em geral, a calcinha vem com uma forração de espuma, útil para conter o eventual sangue não retido pelo absorvente e proporcionar maior conforto à fêmea. Para lavar a calcinha recomenda-se usar apenas água e sabão de coco (é neutro, evita alergias e limpa bem). Uma boa opção para retirar as manchas de sangue é usar água oxigenada.

Usos alternativos: as calcinhas higiênicas são também úteis quando a cadela passa por tratamento específico que possa causar manchas. É o caso do uso de creme bactericida na vagina e das secreções vaginais pós-operatórias. A calcinha higiênica não deve ser adotada como método para evitar acasalamentos indesejados - os machos driblam facilmente esse acessório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário