terça-feira, 23 de novembro de 2010

YORKSHIRE TERRIER

         
         O yorkshire é um cão elegante e extermamente afetuoso. Para conseguir atenção e carinho de seu dono, é incansável e chega a ser teimoso. Por ser um Terrier, possui personalidade e temperamentos fortes. Inteligentíssimo e muito limpo, é corajoso destemido guardião da casa e fiel aqueles que lhe dão amor e carinho. Ele se adapta com facilidade à vida em apartamentos, casas, até mesmo em sítios ou chácaras.
          Ele ocupa o 27º lugar na lista de inteligência canina, de acordo com o livro "A Inteligência dos Cães", de Stanley Coren, que mede a inteligência para obediência e trabalho. 
          A raça surgiu na Inglaterra. O York foi criado para ser um cão de caça, que passasse por buracos estreitos. Ele foi desenvolvido por operários de West Ring, no condado de York, copm o objetivo de ser um cão pequeno, que servisse como companhia, mas que também pudesse ser utilizado na caça subterrânea. A raça surgiu a partir de uma mistura de diferentes Terriers, animais criados prara a caça em tocas. A versão mais popular sobre a sua origem acredita no cruzamento entre o Black and Tan, Skie Terrier e dandie Dinmont, com a contribuição do Maltês. Por volta de 1870 é que o cão recebeu o nome Yorkshire Terrier, que pode ser traduzido como "Terrier da região do York", em homenagem a sua terra de origem. Antes de receber o nome atual, foi chamado de Terrier Escocês e Terrier Escocês Anão de Pêlo Longo.

Um comentário: